quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Vegetarianismo e hipocrisia

Antes de mais nada, quero deixar bem claro que não tenho nada contra vegetarianos. Cada um sabe o que é melhor pra si, e tem todo o direito de ser respeitado. Aliás, eu até apóio os vegetarianos que o são por algum motivo racional, como por simplesmente gostar de comer vegetais e não gostar de carne. O que eu não suporto são os hipócritas. E vou explicar o meu ponto de vista aqui.
Já ouvi diversas razões para uma pessoa ser vegetariana. A clássica é a de dó/pena/amor aos animais, que são maltratados e mortos para servir de comida para os homens malvados que poderiam comer outras coisas. Em primeiro lugar, quando um animal carnívoro caça outro pra comer, a presa não sente nada né... Antes de matar a zebra, um leão dá anestesia, faz carinho, deixa ela calminha... Tudo pra ela se sentir bem a caminho do paraíso. BALELA! Ser carnívoro faz parte da cadeia alimentar natural, e nós homens somos carnívoros TAMBÉM por natureza! Em segundo lugar, se eu me lembro bem das aulas de ciências da tia da quarta série, as plantas também são SERES VIVOS. Ou seja, também é necessário MATAR um pé de alface pra comer. E aí nesse ponto, acredito que ser vegetariano é mais cruel ainda, pois a coitada da planta não tem boca pra gritar nem pernas pra correr. Pelo menos os animais ainda conseguem se defender. Ah, mas aí dizem q as plantas não sofrem (alguns até arriscam que não têm alma). Mas já foi provado que as plantas também possuem algo similar ao sistema sistema nervoso, ou seja, elas sentem dor SIM! Além disso, algumas religiões também pregam que animais não têm alma (a igreja católica mesmo até um tempo atrás não reconhecia os animais como criaturas de Deus).
Outra razão clássica para ser vegetariano é que isso é mais saudável. MENTIRA! Comer carne faz parte da dieta do ser humano. O que faz mal é ir numa churrascaria rodízio todo fim de semana e sair de lá rolando de tanto comer picanha com capa de gordura. Isso sim faz mal. Mas comer um bifinho de vez em quando é essencial, pois carne é a maior fonte de proteínas para o corpo. Conheço vários vegetarianos que precisam ficar tomando suplemento alimentar por causa da falta de proteína, que somente soja não é suficiente. Mesmo os "semi-vegetarianos", que comem ovo, peixe e derivados do leite, ainda assim sofrem de deficiência em proteína.
Pra terminar: quer ser vegetariano, fique à vontade! Mas me deixe comer o meu bife em paz e NÃO ME ENCHA O SACO!

Um comentário: